Translate

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Bons caminhos – Cordeto (Ver mais)

(Inovando o Cordel - Cordeto)

I – Tema:
Passei minha mocidade
percorrendo bons caminhos.

II –  Trova
Hoje, graças à Trindade,
colho mais flores que espinhos,
passei minha mocidade
percorrendo bons caminhos.

III – Sextilha
Quando, por necessidade,
troco o certo por jeitinhos,
é cruel ver a verdade
dar lugar a trejeitinhos,
passei minha mocidade
percorendo bons caminhos.

IV – Septilha
Sempre que as coisas apertam,
peço ajudas aos vizinhos
para quando me ajustar
devolver tudo aos pouquinhos,
porém com honestidade,
passei minha mocidade
percorendo bons caminhos.

V – Décima. Martelo
Tudo muda com o passar dos dias,
devastando princípios e valores,
mas persistem os sonhos dos atores
que revestem o mundo de alegrias.
Caros jovens reneguem fantasias
e jamais sejam tolos, nem mesquinhos!
Dói-me ver a verdade, com beicinhos,
lamentando a vitória da inverdade,
afinal, passei minha mocidade,
com rigor, percorrendo bons caminhos.

VI – Décima. Sonetelo
Os princípios vêm do berço natal,
se aprimoram durante a juventude,
bom caráter depende de atitude
e, pra tanto, a fé é fundamental,

a mentira é feroz, mas só ilude
quem se afasta do berço divinal!

Se eu plantar aveloz, cactos e espinhos,
despresar os preceitos da bondade,
for de encontro aos ditames da verdade,
estarei pedalando em desalinhos,

afinal, passei minha mocidade,
com rigor, percorrendo bons caminhos.

PFA/07.01.2024

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário