Translate

sábado, 24 de março de 2012

Priori idade - Compacto

1 - Prioridade

Não é a pior idade, atenção!
É o reconhecimento, a priori,
Da idade plenamente da razão
Que só se obtém a posteriori.

A priori, os povos instruídos
Tratam os seus idosos com respeito,
Dignidade e amor, constituídos
Na educação própria do conceito

De que idade trás experiências
Contrárias às exclusões e dependências
Impostas, cruelmente, ao cidadão.

Idade é decorrência natural,
Fato comum a tudo em geral,
Portanto, diga não à exclusão.


2 - Sonhos reais

Sonhar com o passado tem vantagens,
Podemos incluir mais alguns dados,
Também, retirar os indesejados,
Afinal, nada passa de miragens.

Vai depender da nossa fantasia
A realização de cada sonho,
Seja ele alegre ou tristonho
Pode se eternizar por um só dia.

Fantasia e miragens são reais
Tanto quanto o são os nossos ideais,
Tudo é parte do imaginário!

A realização de um momento
Jamais cairá no esquecimento,
E o transformará em legendário.


3 - Idade?!

Sabe o peso da sua idade?
Talvéz, metade do seu mau humor!
E o custo do amor? Felicidade!
Então, viva a idade e viva o amor!

Sociabilidade só faz bem,
É anti-depressivo e saudável,
Balançar o esqueleto com alguém,
Também, é bom e muito agradável.

Idade não é doença, é privilégio,
Reclamar só faz mal, é sacrilégio,
Vamos curtir a vida e agradecer.

Por cada novo dia demos graças,
Vamos espantar dores e desgraças,
Enfim, nada é melhor do que viver.


4 - Atividade

Velho é a vovozinha, sou de idade,
Idade feliz e com qualidade!
Faço os meus exercícios todo dia,
Com meus vizinhos vivo em harmonia,

Amo a minha família e aos estranhos,
Simpatizantes tenho de rebanhos,
Não tenho mal querença com ninguém
E me contento com o meu “vintém”.

Vou à feira e ao mercado, sem preguiça,
Meu corpo é sadio, não enguiça,
Pego sol toda manhã, c’os amigos,

Vou à igreja falar com o meu Deus,
Pedir proteção pra mim e pros meus,
E, se surgir, também, pros inimigos.


5 - Entusiasmo

– O tempo se foi pra não mais voltar!
E daí? Vai chorar? Vamos em frente!
A vida continua sorridente,
É só querer e nada vai faltar!

O bonde da existência continua,
Faça da sua vida uma festa,
Abrace o que é bom, largue o que não presta,
Deixe a tristeza em casa e vá pra rua.

Pegue uma praia, vá pra um forró,
Derrote a depressão, não fique só,
Saiba que há sempre alguém a lhe esperar!

Tristeza dividida dói bem menos,
E os problemas ficam mais amenos!
Vamos conjugar o verbo amar?!


6 - Divertimento

Aposentadoria, o bem bom,
Depois de tantos anos de trabalho,
Ainda assim, não sou um rebotalho,
Continuo firme, sem perder o tom!

Gosto de festa, gosto de cinema,
Cedo vou caminhar, à tarde passeio,
Gosto de futebol, vou pra rodeio,
Então, escolher, eis o meu dilema!

Administro bem os meus trocados,
Evitando passar por maus bocados,
Só gasto o que posso, sou segura!

Cuido bem da saúde, todo dia,
Comigo nada corre a revelia,
Capricho pra fazer boa figura.


7 - Descontração

Rir me faz muito bem, vamos brincar,
Sou fá de uma boa piadinha!
Nada melhor do que uma fofoquinha
Pra descontrair e desopilar.

É tão bom encontrar os meus amigos,
Conversar um pouquinho, abraçá-los
E, aos mais íntimos, uso convidá-los
Para um chá, como nos tempos antigos.

Fofocar nas farmácias, nos mercados,
Ir ás Praças “brechar” os namorados,
São programas dos mais interessantes!

Querer me disfarçar de puritano,
Esconder o meu lado publicano,
Não ajuda e só dura alguns instantes!


8 - Cristão

Sem exagero, eu gosto de tudo,
Não é fácil, mas, se preciso, mudo;
Sou um cristão de fé, obediente,
Ao meu Pai sou fiel e sou temente.

Parte do meu tempo dedico a Deus,
Conheço os meus direitos e os Seus,
Procuro me reger pela Sua Lei
E amá-Lo mais do que sempre amei.

Devo amar ao meu próximo e a mim,
Jesus Cristo, a todos, disse assim:
Amem a Mim e uns aos outros, também.

Eis o receituário do cristão:
Abra o coração, a mente e a mão,
Apóie a todos e sirva a quem não tem.


9 - Atual

Idade não é burrice, não senhor!
De idade sim, burro não, sou eu!
Experiência sim, e com penhor,
Este atributo o tempo me deu!

Eu gosto de ouvir músicas boas,
Gosto de ler diversos bons autores,
Não perco tempo com coisas à toas,
Não costumo zombar dos bons valores.

Amo computador, a internet,
Dou-me bem com mulher, homem, pivete,
Gosto de assistir televisão.

Que diferença existe entre nós?
O tempo é de fato tão atroz?
Abra a sua mente e o coração!


10 - Ignorância

Não está na bengala a diferença,
Os extremos são outros, com certeza,
É a sua ignorância e frieza
A razão de tamanha indiferença.

Falta de educação e cristandade,
Duas mazelas que, tão rudemente,
Endurecem a alma e a mente
Tornando tão cruel a humanidade.

Quem sabe, eu sou você amanhã!
Surge novo dia a cada manhã
E a cada dia a vida se renova.

Não existe nem o velho nem o novo,
A rigor, tudo espera no Renovo
A consumação de uma vida nova.


11 - Filhos

Filhos, os nossos filhos, Santo Deus,
São bênções que Tu nos destes, Senhor,
E que nós os criamos com amor.
Nossos sonhos fazem-se reais nos seus!

Mas, nem tudo são flores, Tu sentiste,
Há espinhos na estrada paternal,
Foi assim no cenário divinal,
Mas, Tu nunca, por nada, desististe.

Dá-nos, pois, oh Senhor, resignação,
Ou, quando for o caso, gratidão
Para lidarmos com nossos rebentos.

É na consagração do Teu amor
Que firmamos a nossa fé, Senhor.
Mantém-nos, oh Pai, firmes e atentos!


12 - Certeza

Geração pé na cova. Pode ser!
O acúmulo dos anos fadiga,
Quem passou dos oitenta que o diga,
Contudo, não cansamos de viver.

Morte é conseqüência, vida não!
Razões pouco importa, são desculpas,
O fato é que, tendo ou não, culpas,
Cedo ou tarde, todos morrerão.

A morte não assusta a quem crer
Que ela nos conduz pra renascer
No plano da existência divinal.

Assim eu creio: com plena certeza
Hei de morar no Céu da Realeza,
Por toda existência eternal.


13 - Superação

Nunca é tarde para que se sonhe,
Porém, as vezes, melhor acordado.
Chega o tempo em que nos é vedado
Deixar que a ilusão nos acompanhe.

Como sonhar em ser campeão,
Na competição de Fórmula Um,
Se requisitos não tenho nenhum?
A idade, a coluna, o coração...

Mas, acompanho todas as corridas,
Vibro com as chegadas e as partidas,
Subo no pódio com os vencedores.

A proibição de participar
Não é motivo pra desanimar
Nem faz de nós pilotos perdedores.


14 - Vô Luiz

Estava sempre no mesmo lugar,
Num banco de cimento sem pintar,
E, contra qualquer tipo de agressão,
Mantinha um cipó ao alcance da mão.

A face contraída, feição dura,
Escondiam pureza e candura
De um ser rude, mas, sem qualquer maldade,
Que ali chegara por fatalidade.

Cego desde o nascer, sem condição,
Sem parentes, ninguém que lhe dê a mão,
O destino deu-lhe como guarida

Gravatá, para que no fim da vida
Encontrasse a paz tão desejada,
Mas, sempre ausente em sua caminhada.


15 - Maquiagem

Você usa batom, ruge e pó,
Prende os cabelos com laços de fita,
Deixa-os soltos, faz tranças ou pitó,
Tudo para que fique mais bonita!

Veste-se de vermelho, bem chegado,
Usa sapato alto, atual,
Nas unhas põe esmalte encarnado,
Capricha com rigor no visual.

Tudo bem, parabéns, você merece!
Mas, antes de sair, faça uma prece
E se concentre por alguns momentos.

Então, tome os seus medicamentos,
Pois, as roupas bonitas fazem bem,
Mas, não garantem vida a ninguém.


16 Eu posso!

Senhor, eu estou vivendo a plenitude
Do vigor natural da juventude,
Tu podes fazer-me por merecer
Não morrer jovem, nem envelhecer?!

– Meu filho, Eu Sou um Pai dadivoso,
Sou Deus justo, fiel e generoso,
E quero que você seja feliz,
Prova disto está no que já fiz!

Sou Onisciente e Onipotente,
Também, Sou o seu Pai Onipresente,
Criador, Mantenedor e Salvador.

Pra não morrer e nem envelhecer?!
Eu posso tudo, mas não vou fazer,
Pois, Sou Deus justo, e não um contraventor.

PFA/29.03.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário