Translate

domingo, 1 de novembro de 2015

Coroa de sonetos - "Os Dez Mandamentos" (Soneto básico)

           Por Pedro F. Alves 
   Os Dez Mandamentos 
              (Êxodo 20)

      Filho, Eu Sou Deus, de paz e amor,
         eis a Lei, pra ti, teus pais e o porvir:
() – Não terás outros deuses, pra servir,
() – não farás estátuas, pra louvor;

() – não jurar pelo Meu nome, em vão,
() – lembrar-te dos meus sábados, da Lei,
() – honrar o pai e a mãe, que Eu te dei,
() – não matar, nem ferir, o teu irmão;

() – não propor adultério, a ninguém,
() – não furtar, nem um pão, para comer,
() – não mentir, quando for testemunhar,

(10º) – nem ceder à cobiça, por vintém!
        Pela minha Lei deves te reger,
          pois, com ela, Eu irei te julgar



Uma “Coroa de Sonetos” é formada por 15 sonetos, a saber:
- 1 soneto básico;
- 14 sonetos, cada um começando e terminando com um dos
 versos  do soneto básico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário